TRIBUTÁRIO

A gestão tributária é, sem sombra de dúvidas, uma grande responsabilidade e uma tarefa desafiadora que pode ter papel decisivo tanto no sucesso como no insucesso dos projetos empresariais. Com esse enfoque e em termos práticos, é fundamental que se realize de forma constante o exame das situações potencialmente geradoras de riscos e oportunidades, avaliando as ações de acordo com os objetivos estratégicos e gerenciais definidos.

Realizamos planejamento tributário por meio de conhecimento do planejamento estratégico da empresa em relação ao mercado em que atua, seus competidores e das relações jurídicas existentes com fornecedores, clientes e órgãos ou entidades reguladoras, tudo com o objetivo de gerar soluções que permitam a gestão plena e eficaz das obrigações tributárias, evitando, assim, que se incorra em violação à legislação tributária/fiscal.

Também atuamos fortemente na administração de passivo tributário originado durante os períodos de difícil gestão, seja por conta da desorganização econômica do país ou pela redução da atividade setorial que acaba por atravancar o desenvolvimento dos negócios das empresas.

Outra medida por nós implementada é a recuperação de créditos na via administrativa ou judicial. Através de alguns documentos contábeis e fiscais, bem como do conhecimento da atividade que a empresa desenvolve, é possível verificar quais os créditos que o contribuinte deixou de computar na apuração dos tributos pagos, bem como orientar no aproveitamento dos mesmos, seja mediante simples lançamento contábil, seja por meio de requerimento administrativo ou, ainda, por meio de reconhecimento judicial.